Idéia de Negócio - oficina mecânica

Idéia de Negócio - oficina mecânica

Se você é um mecânico qualificado e versátil, você pode abrir a sua própria oficina mecânica.

Como se preparar para abrir a sua oficina mecânica?

As oficinas mecânicas podem proporcionar uma boa margem de lucro em função da grande frota de veículos que precisam de manutenção e reparos constantes.

Se você é mecânico, tem espírito empreendedor, persistência e algum conhecimento básico sobre o mercado automotivo, abrir uma oficina mecânica pode ser um negócio rentável.

Para começar, escreva um plano de negócios que detalhe o seu orçamento, metas e planos para alcançar os seus objetivos. Especifique o tipo de serviço de manutenção e consertos que você vai oferecer.

E depois disso tudo, mãos à obra para tirar o seu projeto do papel. Abaixo elaboramos um passo a passo para ajudá-lo na abertura da sua oficina mecânica.

 

1 – Faça o orçamento

A tarefa mais importante que assegurará o sucesso do seu projeto é fazer um orçamento. Você pode elaborar uma planilha simples que detalhe cada uma das despesas que você terá. Isso irá ajudá-lo a calcular o custo total da inicialização do seu negócio.

Se o dinheiro é apertado e o crédito é um problema, com um planejamento financeiro será mais fácil obter um empréstimo. Uma oficina mecânica requer capital de giro suficiente para cobrir despesas de aluguel, eletricidade, impostos, salários (se houver contratações), serviços de descarte para resíduos, como baterias e pneus usados, entre outros.

 

2 – Encontre um local 

Os melhores locais para uma oficina mecânica são lojas existentes ao lado de uma rodovia interestadual ou principal ou, ainda, no centro da cidade. É importante encontrar um imóvel que já possua o espaço apropriado para seu projeto em longo prazo. Geralmente uma oficina mecânica precisa de no mínimo uns 200 metros quadrados.

É importante conhecer a lei de zoneamento ou o plano diretor do município para a instalação de seu empreendimento. Confira também se o local escolhido atende a legislação ambiental, visto que oficinas estão sujeitas à legislação federal, estadual e municipal.

 

3 – Defina os serviços que serão oferecidos

Você precisa “catalogar” os serviços que serão oferecidos para organização da sua oficina mecânica, tanto no que refere-se à  estrutura física, quanto financeira e, claro, para a divulgação. É a partir desta definição que ficará mais fácil planejar o que precisará investir em equipamentos e estoque de materiais para iniciar.

E, claro, se precisará contratar mão-de-obra para ajudá-lo ou se inicialmente poderá fazer o atendimento sozinho. Alguns serviços que podem ser oferecidos em sua oficina mecânica: troca de óleo e lubrificantes; alinhamento e balanceamento; regulagem de motores; sistemas de direção; ar-condicionado; escapamento; direção hidráulica e sistemas eletrônicos.

 

4 – Configure sua oficina 

Com a lista de serviços em mãos, você precisa configurar a sua oficina pensando em todas as etapas do atendimento. Uma oficina mecânica moderna precisa ser limpa e organizada e ter uma recepção para os clientes e uma área de espera.

Existem alguns espaços básicos que devem ser projetados para uma boa prestação de serviços em uma oficina. A estrutura básica poderá abranger área de espera; caixa; almoxarifado; banheiros e vestiários para funcionários; área de elevadores; área do compressor e demais serviços oferecidos (balanceamento, troca de óleo, etc), bancada de ferramentas.

 

5 – Invista em equipamentos

No momento de adquirir os equipamentos, lembre-se que a indústria automotiva tem evoluído de forma cada vez mais rápida e as oficinas mecânicas devem acompanhar estas tendências. É preciso investir em equipamentos de diagnóstico e reparação atualizados, pois os avanços tecnológicos exigem cada vez mais precisão no reparo.

Alguns equipamentos que você vai precisar: ferramentas básicas, elevadores (de base, prancha e pantográficos), balanceadoras computadorizadas, máquinas repuxadoras. Não se esqueça que é preciso investir também em equipamentos de proteção individual – EPIs. 

A partir da sua lista de serviços, você deve pensar no gerenciamento de estoque. Se o objetivo é gerar menor impacto na alocação de capital de giro, o estoque dos produtos deve ser mínimo. Para otimizar, não se esqueça de calcular o número de dias entre o pedido de compra e a entrega dos produtos na sede da empresa.

 

6 – Formalize o seu negócio

Antes de abrir as portas do seu empreendimento, será necessário formalizar sua empresa. A primeira etapa é conhecer as estruturas jurídicas. Você pode ser Empresário Individual, Empresário Individual de Responsabilidade Limitada – EIRELI ou abrir uma Sociedade Limitada (caso tenha sócios). Conte com a Montreal Contabilidade para auxiliar nesta etapa.

Entre os diversos registros que você terá que fazer estão:

– Secretaria de Receita Federal, para obtenção do CNPJ;

– Junta Comercial;

– Receita estadual, para obtenção da inscrição estadual;

– Prefeitura, para obtenção do alvará de localização e de licença sanitária;

– Secretaria Estadual da Fazenda;

– Enquadramento na Entidade Sindical Patronal em que a empresa se encaixa

– Cadastro na Caixa Econômica Federal e no sistema Conectividade Social;

– Autorização do Corpo de Bombeiros – CBM;

– Cadastro Municipal de Vigilância Sanitária.

 

7 –  Obtenha as licenças ambientais

Para abrir a sua oficina mecânica, você precisará obter licença ambiental prévia, de instalação e de operação, conforme a Lei Federal 6.938/81 e Resolução n° 237. As licenças referem-se principalmente às emissões atmosféricas, como ruídos e fumaça, ao uso de pistola de pressão  para pinturas e o descarte de resíduos sólidos e líquidos, como  óleo, graxa, entre outros.

Faz parte das exigências do licenciamento ambiental, por exemplo, a instalação de sistema separador de óleo e cabine de pintura para atender as normas técnicas vigentes.

 

8 – Crie um site e invista em um software

Mesmo que você utilize outros meios de publicidade mais tradicionais, é preciso marcar presença na internet. Você pode criar um site que inclua informações sobre promoções, dicas automotivas e recursos de atendimento ao cliente.

Se for possível, invista em software que permita os clientes verificar o status dos reparos, acessar o histórico de serviços já realizados em seu veículo ou mesmo agendar um compromisso ou receber lembretes de e-mail. Uma boa ferramenta online permite oferecer um atendimento personalizado para os seus clientes.

Um software mais sofisticado pode controlar todo o gerenciamento de sua oficina, monitorando desde a entrada do veículo até a sua saída. É permitido inclusive que seus clientes consultem os serviços realizados pelo site. Os mais avançados, oferecem controle de estoque de peças, ordens de serviços com alertas aos funcionários, gestão financeira, NFe e controle de fluxo de caixa.

 

9 – Crie seu diferencial

Ao abrir uma empresa é preciso pensar, principalmente no início, alguma maneira de atrair o cliente e fidelizá-lo. A melhor maneira de fazer isso é oferecer um atendimento diferenciado. Se você tiver espaço e capital de giro para investir, existe a possibilidade de agregar uma loja para a venda de outras mercadorias, como produtos para manutenção de veículos (limpeza de vidro, aditivos, entre outros).

Outro fator que pode contar pontos ao favor da oficina é manter as peças que são substituídas na recepção para mostrar ao cliente. Com certeza, o cliente apreciará esse tipo de atendimento, principalmente quando não entende muito sobre carros.

Dependendo da sua capacidade de investimento, oferecer carros de cortesia é sempre muito útil. Muitas vezes, as entregas de peças podem demorar mais que o esperado e a entrega do veículo se estender. Logo, isso não será um grande problema se o cliente poderá contar com um veículo à sua disposição.

 

 10 –  Simplifique os procedimentos legais da sua empresa 

Assim como qualquer empresa que opera no país, as oficinas mecânicas devem atender à legislação brasileira, que impõe uma série de exigências no que tange a sua formalização, segurança no ambiente de trabalho, encargos trabalhistas, tributação, entre outros.

Além das exigências legais de qualquer negócio, existem também leis específicas que as oficinas mecânicas devem conhecer. Enfim, o empreendedor acaba se envolvendo em tanta burocracia que as questões estratégicas, como o foco no bom atendimento e na divulgação do negócio, acabam ficando em segundo plano.



 

  • Passo 01

    Escolha o nome do seu negócio

    O nome do seu negócio será identificado como “nome fantasia” já a razão social é o nome que será registrado como pessoa jurídica.

  • Passo 02

    Defina o ramo de atividade do seu negócio

    Os ramos são:
    Indústria : Que produz bens.

    - Comércio atacadista : Que vende mercadorias, para empresas que revenderão os produtos.

    - Comércio varejista : Que vende mercadorias diretamente ao consumidor final.

    - Prestação de serviços : Que prestam serviços, para pessoas físicas e jurídicas.

     

  • Passo 03

    Qual o tipo da sua empresa?

    - Empresário (Individual)
    Trata-se de uma empresa que é titulada apenas por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do seu negócio. 

    - Sociedade Empresária Limitada
    Reúne dois ou mais sócios para a exploração de uma ou mais atividade econômica.

    - Sociedade Simples Limitada
    É formada por pessoas que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

    - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
    É uma categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.

     

  • Passo 04

    Registro e formalização

    Apresentar alguns documentos como endereço do local que sua empresa funcionará além dos documentos dos sócios.
    A burocracia deixe com a Montreal.

     

  • Passo 05

    Pronto!

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  • Folha de pagamento dos sócios
  • Folha de pagamento para funcionários
  • Declaração de IR pessoa física
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