Idéias de Negócio - Loja de suplementos

Idéias de Negócio - Loja de suplementos

O mercado fitness está cada vez maior no país e, se você quer atingir esse público que só aumenta a cada ano, montar uma loja de suplementos pode ser uma boa pedida. Descubra como fazer isso neste artigo.

Com a onda de manter o corpo em forma, montar uma loja de suplementos pode ser uma grande ideia para se entrar no mundo dos negócios e ganhar dinheiro. As pessoas estão cada vez mais em busca de melhorar a saúde e os suplementos são considerados ideais para dar uma força à natureza.

Alguns são até recomendados pelos médicos, uma forma de ajudar o corpo a queimar gordura ou ganhar massa. Mas é preciso lembrar que o uso deles deve ser sempre associado à prática de atividades físicas, sendo indicado (normalmente) as academias.

Suplementos alimentares não são proibidos para venda em comércio. Tanto que os produtos possuem selo da Anvisa e do Conselho Nacional de Saúde. A maioria é feito de compostos naturais que ajudam o corpo na perda de peso ou ganho de massa, dando ao sistema biológico o que ele precisa para que tais desejos sejam alcançados mais rapidamente.

Veja como funciona o mercado nacional antes de montar uma loja de suplementos

O mercado mundial de suplementação alimentar movimentou apenas em 2013, mais de US$ 190 bilhões. E, desde 2009 vem mantendo um bom crescimento anual. Prova disso é que em 2015 o mercado nacional superou seus registros anteriores, crescendo 25%, e movimento sozinho mais de R$ 1 bilhão.

Esse crescimento permanece até hoje, e demonstra que este é um segmento de negócio muito lucrativo. Especialmente quando se possui um bom planejamento.

Jurídico – O primeiro passo é entender que este tipo de empreendimento é um comércio como outro qualquer e, como tal, precisa de registro na junta comercial, Receita Federal e Prefeitura da Cidade.

Como serão vendidos alimentos e produtos para consumo humano, é preciso também ter uma licença especial da Prefeitura para a venda e um selo de autorização da Vigilância Sanitária.

Todo este procedimento custa em média R$ 1 mil reais, além do pagamento de serviços prestados ao contador, que irá fazer a abertura da firma e tomar todas as medidas.

Veja como montar um escritório de contabilidade.

É importante a abertura de firma legalmente ao montar uma loja de suplementos para fazer a venda e compra dos produtos. Para comprar é de crucial importância, porque empresas que compram em grande quantidade possuem desconto e facilidades de pagamento.

É também uma forma de conseguir atuar com cartão de crédito, a forma preferida de pagamento dos clientes hoje em dia.

As operadoras de cartão de crédito, através dos bancos, só fazem a transação com empresas devidamente registradas e com conta bancária em nome empresarial, por isso, a importância de abrir uma firma em cartório.

Se você já pensou em ser um correspondente bancário, veja nosso texto: Como abrir um correspondente bancário

Estrutura Física Da Loja De Suplementos

Estrutura – A estrutura para se montar uma loja de suplementos é bem semelhante a um supermercado. Precisa de prateleiras para expor os produtos, que são vendidos em potes, sacos ou unidades.

Como são alimentos, é melhor uma loja que proporcione um ambiente seco e arejado, evitando áreas com sol para não comprometer a qualidade do material vendido. O tamanho da loja vai depender do porte do empreendimento que, por sua vez depende de quanto se pretende investir.

Veja 5 franquias de alimentação que podem ser o negócio perfeito para você!

Uma loja de suplementos com uma variedade de duzentos produtos, o que é uma quantidade considerada razoável para o começo, vai exigir um investimento médio de R$ 20.000,00 em produtos e mais R$ 10.000,00 em estrutura e contratação de funcionários.

Vale lembrar que os prazos facilitados com os distribuidores de produtos deste ramo vão surgir com o tempo, pois é mesmo uma relação de confiança. Na ocasião da abertura, todos os produtos precisam ser comprados a vista.

Localização Para Montar Uma Loja De Suplementos Alimentares

A localização na montagem de uma loja de suplementos é importante. Caso possa investir em aluguel, montar uma loja em shopping center pode ser uma excelente ideia.

Próximo a centros comerciais é uma boa pedida, bem como próximo a academias de ginásticas. Esta última é a melhor localização que se pode pedir, uma vez que este será o público alvo de seu empreendimento: pessoas que estejam malhando ou fazendo ginástica.

Se estiver pensando em comprar um ponto comercial, não deixe de conferir nosso texto – cuidados ao comprar um ponto comercial.

Próximo a universidades e faculdades também é uma boa opção, pois estas pessoas em sua maioria, principalmente calouros, frequentam a academias.

Outra dica é instalar a loja próximo a bancas de revistas, que são bem frequentadas e sempre possuem sugestões de suplementos.

Você pode aproveitar e maximizar os seus negócios com uma loja de suplementos virtual, isso costuma trazer ótimos resultados e o custo é bem baixo. Veja como vender pela internet.

Público alvo de uma loja de suplementos

Conhecer o público alvo de uma loja de suplementos é muito simples, a primeira coisa a se saber é que, de maneira geral são pessoas que frequentam academias de musculação ou praticam uma atividade física constante.

Tanto homens como mulheres, que buscam a hipertrofia ou perda de peso, geralmente com idades entre 15 a 30 anos e a maioria com superior completo, ou ensino médio completo ou próximo de ser concluído.

Produtos

Como em todo comércio, a loja de suplementos obedece a modismos também. Existem os produtos que sempre vendem bem, como é o caso de complexos vitamínicos, albumina, whey protein, aminoácidos, termogênicos, barras de cereais e de proteína, chás e moderadores de apetite.

Mas é importante ficar ligado em lançamentos. Um bom exemplo é o caso da ração humana, que quando foi descoberta virou produto obrigatório em lojas de produtos naturais e suplementos alimentares.

Não se esqueça de que as pessoas adoram loja de suplementos importados, então, tenha bons produtos importados em seu estabelecimento.

Uma dica para saber o que está na moda para colocar na sua loja é acompanhar sites de atualidades e revistas femininas.

Publicações como a Revistas Boa Forma e a revista Fitness sempre mostram novos produtos, preços e quem os fabrica. Os modismos de emagrecedores vêm da mídia, então é melhor ficar ligado se quiser levar para a sua loja o que for mais atual e certeza de vendas.

Outra dica é acompanhar programas dominicais como o Fantástico ou ainda pesquisar na própria internet, sobre atualidades de dietas e novos produtos no mercado, inclusive, produtos importados.

Invista em um bom layout na hora de montar uma loja de suplementos

Como dito anteriormente, seu público alvo são pessoas que se preocupam com a estética, com aparência, além de ser na maioria dos casos, mais estudados e com um maior poder aquisitivo. O que isso significa?

Significa que, se você tiver uma loja pouco atraente, mal iluminada, desarrumada e sem itens de decoração ou um ambiente climatizado, dificilmente você conseguirá atrair seu público alvo. Afinal, eles se importam com a aparência e os detalhes.

Por isso, vale a pena investir em uma boa decoração, um ar-condicionado, uma boa iluminação e móveis adequados, que sejam funcionais e bonitos ao mesmo tempo. Além disso, é interessante que você procure dispor os produtos em uma ordem lógica para que os clientes não se percam enquanto procuram algum item especial.

Tenha atenção com a equipe de funcionários

Como estamos falando de um negócio pequeno, é provável que de início seja preciso apenas um funcionário para cuidar da loja. No entanto, tanto ele como você precisam estar por dentro do assunto, conhecer bem os produtos oferecidos na loja.

Isso ajuda muito no momento da venda, visto que, já que o produto é conhecido pelo vendedor, poderá ser recomendado com mais certeza, convencer o cliente a levá-lo será muito mais fácil. Portanto, invista em treinamentos específicos sobre os produtos e suplementação alimentar.

Dicas De Vendas Para Loja De Suplementos

As vendas de produtos para loja de suplementos são feitos em grande quantidade para ter desconto, mas às vezes é melhor comprar mais caro e certeza da venda.

A melhor dica na hora de comprar produtos para estoque é comprar poucas unidades e observar a saída e procura.

Nos primeiros dias de loja, anote os produtos que as pessoas mais procuram para partir para uma segunda etapa de compras. Caso seja possível, anote o contato dos clientes e fale com os clientes quando os produtos já estiverem à venda.

Sugiro que você leia três excelentes textos sobre vendas que mudarão a sua forma de pensar sobre o assunto:

Como vender mais e melhor
Dicas de vendas
Vendas pela internet

Evite comprar muitos produtos com prazo curto de validade, mesmo que sejam mais baratos. Invista em longos prazos e tenha a certeza de não ficar com o estoque perdido.

Ouça os clientes, principalmente professores de academia, que são os que mais entendem do assunto e podem indicar a loja a alunos e colegas de trabalho.

Evite também comprar os que os distribuidores dizem que são os mais vendidos e sucesso em outros Estados.

A conversa sempre é a mesma, mas pode ser porque ele precise vender um pouco mais para alcançar sua cota em uma marca especifica. A confiança só vai vir com o tempo, então melhor não arriscar e fazer sua própria lista de compras.

O ideal é fazer um planejamento completo antes de montar a loja de suplementos alimentares.

Itens como investimento inicial, expectativa de vendas, custos fixos e variáveis, previsão de lucro e retorno do investimento são apenas alguns dos que não podem faltar no seu plano de negócios, além é claro de uma análise do mercado consumidor, concorrente e fornecedor. Veja nosso texto sobre o que é um plano de negócios.

Caso você ainda tenha dificuldade sobre como abrir uma empresa veja o kit Como Abrir Um Negócio.

E Você Está Pensando Em Montar Uma Loja De Suplementos?



 

  • Passo 01

    Escolha o nome do seu negócio

    O nome do seu negócio será identificado como “nome fantasia” já a razão social é o nome que será registrado como pessoa jurídica.

  • Passo 02

    Defina o ramo de atividade do seu negócio

    Os ramos são:
    Indústria : Que produz bens.

    - Comércio atacadista : Que vende mercadorias, para empresas que revenderão os produtos.

    - Comércio varejista : Que vende mercadorias diretamente ao consumidor final.

    - Prestação de serviços : Que prestam serviços, para pessoas físicas e jurídicas.

     

  • Passo 03

    Qual o tipo da sua empresa?

    - Empresário (Individual)
    Trata-se de uma empresa que é titulada apenas por uma só pessoa física, que integraliza bens próprios à exploração do seu negócio. 

    - Sociedade Empresária Limitada
    Reúne dois ou mais sócios para a exploração de uma ou mais atividade econômica.

    - Sociedade Simples Limitada
    É formada por pessoas que exercem profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística.

    - Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli)
    É uma categoria empresarial que permite a constituição de uma empresa com apenas um sócio: o próprio empresário.

     

  • Passo 04

    Registro e formalização

    Apresentar alguns documentos como endereço do local que sua empresa funcionará além dos documentos dos sócios.
    A burocracia deixe com a Montreal.

     

  • Passo 05

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  • Folha de pagamento para funcionários
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