Como montar uma padaria para cativar os clientes

Como montar uma padaria para cativar os clientes

A cena se repete todos os dias: minutos após deixar o trabalho, o sujeito vai à padaria do bairro e precisa dividir o espaço com dezenas de pessoas. Enquanto aguarda na fila, o cheiro de pão recém saído do forno toma conta do ambiente e é impossível frear a imaginação. Afinal, como montar uma padaria para aproveitar essa demanda e abandonar de vez a vida de empregado?

Lucrar produzindo e vendendo bolos, pães, tortas e doces é o sonho de muitas pessoas, mas é preciso derrubar o mito de que ingressar nesse ramo é uma diversão. “Você precisa entender que se trata de uma profissão como todas as outras, e não um hobby”, adverte Michel Suas, sócio da b.Patisserie, uma renomada padaria de São Francisco, nos Estados Unidos.

Neste artigo, você vai aprender como montar uma padaria com base em alguns dos principais fatores que determinam o sucesso no ramo. Boa leitura!

Como montar uma padaria

O primeiro passo para montar a padaria é avaliar a demanda. Para fazer isso, uma das melhores dicas é recorrer à análise de mercado, que considera o comportamento dos consumidores, a concorrência e os fornecedores.

Michel Suas argumenta que é possível dividir a clientela em três tipos:

  1. O consumidor que se torna cliente fiel e divulga a padaria para amigos e familiares
  1. O cliente de fora da cidade, que coloca a visita à padaria no roteiro quando está próximo do local
  1. O cliente que aparece uma vez e nunca mais volta

Como em todas as empresas, o desafio é oferecer produtos e serviços de qualidade para cativar o consumidor e ter mais clientes do primeiro tipo do que do terceiro. “A marca é construída pelo seu serviço, pela seleção dos produtos, sua qualidade e consistência para atender à demanda”, argumenta Suas.

Para isso, o empresário recomenda que o empresário dê atenção ao processo de abertura da padaria. “A abertura é importante porque é nesse momento que você seleciona o equipamento, de acordo com a qualidade e quantidade desejadas, e projeta a estrutura”, afirma. Vale lembrar que o planejamento dessa etapa é essencial para evitar falhas no futuro.

De olho nos riscos

Como qualquer outro negócio, abrir uma padaria implica em riscos para o empreendedor. Para minimizá-los, é preciso identificar os pontos fracos e buscar soluções que tornem a padaria rentável. Na opinião de Suas, existem quatro fatores determinantes para a falência:

1. Localização

A demografia das cidades muda constantemente, em função da evolução imobiliária e das alterações no cenário empresarial. É preciso atenção para não ser surpreendido por uma mudança repentina na demanda.

2. Contrato de aluguel

Michel Suas explica que, dependendo do valor, o aluguel pode minar o lucro da padaria. A recomendação é estipular o limite de 6% do faturamento mensal.

3. Custo dos alimentos

Suas explica que o custo dos alimentos é a maior perda no ramo. Não apenas para produzir os pães e bolos, mas também em virtude do desperdício de insumos e daquilo que não é consumido.

4. Custo da mão de obra

Para criar uma padaria que produza com qualidade e de forma consistente, é preciso investir em mão de obra qualificada e treinar esses profissionais, o que eleva os custos e talvez prejudique a rentabilidade.

Por fim, o especialista salienta que é preciso entender que não faz sentido abrir uma padaria se você não tem nada de especial para oferecer em relação à concorrência. A busca por uma vantagem competitiva deve ser o mantra de quem pretende começar no ramo.

Fonte: destinonegocio

 


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
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