Comissão aprova dedução de despesas de idosos com remédio no IR

Comissão aprova dedução de despesas de idosos com remédio no IR

A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados aprovou a proposta que permite com que pessoas com mais de 65 anos deduzam em suas declarações de IR (Imposto de Renda) gastos com: remédios, cuidadores de idosos, casas de repouso para idosos, óculos e próteses auditivas.

De acordo com a proposta, esses gastos só poderão ser abatidos do IR (Imposto de Renda) a partir do mês em que o contribuinte completar 65 anos de idade, desde que o rendimento mensal tributável médio seja inferior a seis salários mínimos (hoje, R$ 5.622).

Além disso, é preciso apresentar receita médica e nota fiscal que comprovem uso próprio.

A proposta, que tramita em caráter conclusivo (sem necessidade de votação em Plenário), ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Atualmente, dentro da área de saúde, podem ser deduzidas no IR apenas despesas com: médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e terapeutas ocupacionais, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos e aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.


Fonte: economia.uol


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp