Você sabe quais são os principais riscos ao atrasar as obrigações tributárias?

Você sabe quais são os principais riscos ao atrasar as obrigações tributárias?

Uma coisa que você deve ter em mente quando está no controle do seu negócio é: nunca deixe de pagar os impostos.

O governo tem muitos mecanismos de cobrança e se utiliza de todos eles para que taxas e tributações sejam pagas na data de vencimento ou, quando muito, alguns meses depois.

Tudo bem, temos que concordar que no atual cenário econômico brasileiro muitas empresas podem estar com o caixa no vermelho ou com enormes dificuldades para fechar as contas no final do mês e por isso acaba deixando de pagar os impostos obrigatórios.

Porém, para aqueles que estão sem caixa e pensam em deixar esses pagamentos para depois, é importante saber quais são os principais riscos ao atrasar obrigações tributárias.

Você sabe quais são eles? Existem algumas maneiras que o Governo encontra para fazer com que você coloque o pagamento dos tributos como uma prioridade na sua empresa. Vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas!? Acompanhe agora!

 

Juros e Multas

Caso você não pague em dias as suas obrigações tributárias, é bem provável que você tenha que arcar com juros e multas sobre os valores devidos, transformando a sua dívida em um valor muito maior do que o original.

Em alguns casos, essas multas podem ser pesadas e, por conta disso, a recomendação é que mesmo que a sua empresa esteja com o caixa no vermelho, coloque como prioridade a quitação de dívidas como essas. Em algumas situações, compensa mais pedir um empréstimo e pagar juros para um banco do que incorrer no pagamento das multas e dos juros para o governo.

Como cada tributo tem a sua forma de cálculo, bem como as alíquotas específicas para multas e juros por atraso, não é uma boa opção definir regras para o pagamentos dos atrasados. Alguns tributos chegam a cobrar multa por dia de atraso, o que pode transformar a sua dívida em uma bola de neve.

 

Crédito Negativado

Mais uma consequência do não pagamentos dos tributos é negativação do crédito junto aos Órgãos Financeiros. Se você pretende conseguir um empréstimo bancário, por exemplo, certamente a agência em questão vai avaliar qual é a sua situação financeira com relação aos tributos devidos. Apenas um deles em atraso já é motivo mais do que suficiente para que lhe sejam negadas linhas de crédito especial ou mesmo simples empréstimos.

 

A saúde financeira é algo extremamente valioso para uma empresa e, por conta disso, não convém colocar tudo a perder pelo simples fato de deixar alguns impostos vencerem.

Dê a devida importância aos impostos. Afinal, você não quer ter uma péssima surpresa no futuro, certo!?

Entre em contato com a Montreal Contabilidade: (47) 3041-4031

 

Fonte: Jornal Contábil


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp