Balancete de verificação: o que é

Balancete de verificação: o que é

Passo-a-passo do balancete de verificação
A primeira coisa a ser dita é que o balancete de verificação tem um cabeçalho. Veremos “balancete contábil” no balancete de verificação, e, logo abaixo, estará escrito “empresa”, que é onde estará o nome da empresa à qual o balancete se refere. Em seguida, teremos o período ao qual se refere o relatório, que engloba todos os estabelecimentos e todos os centros de resultado da empresa.

Logo após, veremos as contas propriamente ditas. A primeira conta é a passiva. Ela representa todas as obrigações e deveres da sua empresa, que estarão localizados em alguma conta específica do passivo, devidamente indicados.

Há diversos níveis de contas, grupos e subgrupos. Por exemplo: o grupo passivo totaliza todas as contas do passivo, e já na conta, imediatamente teremos o grupo passivo circulante.

O grupo seguinte, mostra o passivo exigível em curto prazo, tendo, assim outro grupo que indica fornecedores gerais, e uma conta analítica, que terá o nome de “contas a pagar”.

A conta analítica é a conta que tem movimento propriamente dito. As demais contas são apenas totalizadoras. Usaremos, agora, a conta de “contas a pagar”.

A coluna de “saldo anterior” demonstra qual era o saldo da conta no mês anterior ao período de apuração. Caso veja a letra “C” ao lado do saldo, isso indica que o saldo é credor.

As contas do passivo são de natureza credora, já que são dívidas de obrigações. Quando a conta está credora significa que alguém tem algum crédito com sua empresa, e portanto, a sua empresa tem algo a pagar.

As próximas duas colunas são dedicadas aos débitos e créditos. Sendo assim, o que acontece? Cada vez que se pagar um credor, será necessário lançar um débito para diminuir o crédito que ele tem em relação à sua empresa. Portanto, no período em que forem lançados os débitos, o crédito irá diminuindo. Na coluna de créditos aparecerá o valor zerado, ou seja, isso significa que não foram feitas novas dívidas e que não tem outras pessoas com novos créditos para receber da sua empresa. Caso algo houvesse sido comprado estaria registrado a crédito o valor devedor.

A coluna que indica o saldo atual significa o saldo existente na conta de contas a pagar. Se ela se encontra como credor da sua empresa, isso significa que ainda há um débito a ser pago.

Em outros casos, temos os nomes de fornecedores. Tem-se ainda, logo abaixo do espaço para fornecedores, um espaço para o nome do credor, por exemplo, Banco Itaú. Sendo assim, sabe-se que a empresa tem um débito com o banco, ou seja, a empresa pagou uma parcela do financiamento e continua devendo.

Este é o formato de análise do balancete de verificação no passivo. Isso se trata apenas de um recorte do modelo de um balancete de verificação. Ao olhar o balancete de verificação da sua empresa, você vai ver que tem muitas outras contas, e aos poucos, compreenderá cada vez melhor o raciocínio.

Seguindo essa linha, podemos tirar muitas informações úteis. Caso tenha dúvidas quando o balancete de verificação chegar, nos procure que explicaremos para você.

Talvez seja um pouco mais difícil a leitura em um primeiro momento, porém, quando despertar em você o interesse pelo balancete de verificação, em um ou dois meses, você aprenderá e adorará ler os balancetes de verificação. A partir daí, descobrirá que temos muita informação útil à sua disposição aqui na Contabilidade.


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp