Segurança e bem-estar serão prioridades para o RH este ano

Segurança e bem-estar serão prioridades para o RH este ano

Pelo segundo ano consecutivo o cuidado com os colaboradores se destaca como tendência no setor

A Pesquisa de Tendências no RH em 2022 revelou que Segurança e bem-estar dos colaboradores serão o principal foco do setor de RH neste ano. Essas escolhas foram apontadas como prioridades com 77,20% no índice de respostas, seguida da Formação de Líderes, com 73,37% , e  Cultura Organizacional 70,05%. 

Pelo segundo ano consecutivo o tópico Segurança e bem-estar do colaborador aparece no topo das tendências. Em 2021, o índice de respostas foi de 63,73%  Já quando analisamos as tendências elencadas para o ano de 2020, levando em conta que a pesquisa foi realizada no fim de 2019, quando ainda não havia pandemia, essa tendência nem chegou a ser mencionada pelos profissionais de RH. Na época, a principal tendência era (Programas de avaliação de desempenho), seguida por Experiência do colaborador e metodologias ágeis, ambas com destaque em todas as edições da pesquisa. 

Com a pandemia pudemos perceber que o cuidado com os colaboradores se tornou algo essencial para o setor de recursos humanos das empresas e mesmo com a melhora desse quadro essa tendência deve permanecer, pois as empresas estão percebendo cada vez mais a importância de cuidar do seu time

Nas entrevistas em profundidade com executivos de RH percebemos que existe uma clara tendência de olhar com prioridade para os colaboradores. De fato, a alta liderança das empresas já entendeu a importância do tema, principalmente com os impactos que tivemos da pandemia. Porém, há um grande desafio que tem sido levantado: como implantar uma cultura mais positiva, com segurança psicológica, liderança positiva na prática? Como levar esse tema para fora do RH e conscientizar toda a liderança de seu papel fundamental nesta transformação? Certamente, plantamos a semente, mas ainda há muitos desafios pela frente

Habilidades mais requeridas para o profissional

Ainda falando em tendências, outro ponto interessante revelado pelo levantamento foi em relação às habilidades mais requeridas pelos RHs nos profissionais em 2022. Para 70,5% o mais importante é a proatividade, seguido pelo trabalho em equipe (64,8%) e resolução de problemas (61,9%). 

Em 2021, essas habilidades também despontaram no top 3 como as mais valorizadas pelo RH, mas com uma mudança de ordem: no ano passado a mais apontada foi trabalho em equipe com 72,41% das respostas, seguida por proatividade (67,51%) e resolução de problemas com 64,77%.

A Pesquisa de Tendências do RH foi realizada de nov de 2021 a jan 2022 contando com a resposta de 874 profissionais de todo o Brasil.


Publicado em: 01/01/1970 00:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp