8 Filmes que todo empreendedor deve assistir

8 Filmes que todo empreendedor deve assistir

Sobre o que estamos falando?

Existem vários filmes que falam sobre empreendedorismo, mas nada melhor do que conhecer a história de vida dos empreendedores mais conhecidos do mundo, como Raymond Kroc do McDonalds e Steve Jobs;

Além dos filmes para empreendedores baseados em histórias reais, algumas obras de ficção também trazem lições importantes e personagens cativantes, como O Senhor Estagiário;

A tecnologia faz parte da vida de qualquer empreendedor de sucesso. O MCDonalds dificilmente teria crescido tanto se ainda fizesse suas comandas no papel.

Os filmes para empreendedores, sejam eles baseados em fatos reais ou fictícios, trazem lições importantes e são uma dose extra de motivação para você que tem uma empresa ou pensa em abrir um negócio. 

Mesmo que os personagens não atuem no mesmo ramo que o seu ou tenham oportunidades diferentes das suas, você pode tirar bons ensinamentos e se inspirar nas histórias.  

Neste conteúdo, você vai conhecer 8 filmes que todo empreendedor precisa assistir, além de descobrir curiosidades sobre as histórias dos protagonistas. 

Pronto para conhecer os são filmes indispensáveis para quem empreende, assim como você? Boa leitura!  

8 filmes para empreendedores que você deve assistir já! 

1. Fome de Poder (2016)  
O filme conta a história da rede de lanchonete McDonalds pela perspectiva de Raymond Kroc. Ele era um vendedor de máquinas de milk shake que, após entregar uma encomenda de 6 unidades para os irmãos Dick e Mac McDonalds, percebeu que estava negociando com uma empresa de muito potencial.  

Dick e Mac McDonald inauguraram a primeira loja em 1937, na cidade de Arcadia, na Califórnia. Na época, eles vendiam hambúrgueres a 10 centavos. Ao entregar o pedido no restaurante, Ray fica encantado e se oferece para trabalhar como representante, para expandir a marca. 

Depois de alguns embates, Ray adquire o McDonalds por 2,7 milhões. O acordo também previa uma participação de 0,5% para os irmãos, mas eles afirmam que nunca receberam essa porcentagem. 

Nesse filme para empreendedores, são relatados vários outros detalhes da história, e vale a pena conferir para tirar as próprias conclusões sobre quem são os verdadeiros pais do fast-food.   

3 lições do filme Fome de Poder


Atenção e curiosidade em relação ao mercado: Ray poderia apenas celebrar a venda de 6 liquidificadores, porém a compra lhe despertou curiosidade em conhecer o estabelecimento que fez a encomenda; 

Visão de futuro: enquanto os irmãos pensavam apenas em manter um restaurante, Ray já pensava em uma expansão nacional, confiando no modelo de negócio e na estratégia de precificação; 

Autoconfiança: se você é bom no que faz, ninguém pode competir com você.  

2. Walt Antes do Mickey (2014)  
A produção conta a história de Walter Elias Disney, mais conhecido como Walt Disney. O filme começa apresentando a infância do criador do Mickey Mouse, inclusive, seus desafios na escola e sua preferência pela arte e por arrancar risadas de seus colegas. 

Os espectadores também podem conferir as decepções profissionais de Disney (que foi demitido de uma agência de publicidade e também teve uma parceria de negócios frustrada) e seu primeiro contato com o mundo da animação.  

Em 1921, Walt estreiou sua primeira animação no Newman Theatre e começou a se firmar como um nome de sucesso no ramo. O restante dessa história você sabe onde vai acabar: na construção de um dos maiores impérios de mídia e entretenimento do planeta.  

3 lições do filme Walt Antes do Mickey


Não desista dos seus sonhos: Walt não se deixou abalar pela demissão na agência de publicidade e fez do limão uma limonada, abrindo seu próprio escritório; 

Busque sempre se desenvolver: mesmo sendo um bom desenhista, Walt nunca parou de estudar. Muito pelo contrário, ele estudou mais ainda e aproveitou um nicho de mercado que ainda engatinhava, que era o mercado de animações; 

Aprenda com erros: Walt quase faliu, mas aprendeu com suas falhas e se reinventou.  

3. Joy: o nome do sucesso (2015) 
Sabe aquelas ideias que parecem coisa do outro mundo? Joy Mangano, inventora e empreendedora norte-americana, teve várias e sua história é contada no filme Joy.  

Misturando ficção com fatos reais, a comédia mostra a vida da jovem divorciada, mãe de três filhos que aturava o ex-marido morando no porão da casa dela. 

Aos 30 anos, Joy criou sua invenção que lhe deixaria famosa: o Miracle Mop, um esfregão que não precisava ser torcido. Segundo ela, muitos a chamaram de maluca e diziam que um esfregão era um esfregão. 

Porém, a invenção fez tanto sucesso que ela precisou transformar a oficina do seu pai na sua empresa e assinou um contrato com um canal de televendas. Em sua estreia na TV com apenas 20 minutos no ar, 18 mil exemplares foram vendidos.  

A fortuna de Joy com essas e outras invenções ultrapassa os 920 milhões de euros. Ela assinou mais de 100 patentes em seu nome!  

3 lições do filme Joy: o nome do sucesso


Nem todo mundo vai comprar suas ideias. Acredite nos seus sonhos e se mantenha firme; 

Pense em soluções diferentes para oferecer ao seu público. Até mesmo o que é simples, pode ser melhorado; 

Filtre o que as pessoas falam de você: nem tudo pode ser pertinente. 

4. Um Senhor Estagiário (2015) 
Com 70 anos e levando uma vida monótona, o viúvo e aposentado Ben Whittaker, interpretado por Robert De Niro, decide encarar o desafio de ser estagiário em uma empresa de moda. 

Logo no seu primeiro dia, ele lida com vários desafios, como colegas mais jovens, a tecnologia e uma chefe beirando o esgotamento mental, que nem percebe a sua presença.  

Mas ele não deixou se abater. Sempre observador e carismático, Ben aprendeu até mesmo a ligar o computador, algo impensável para ele e deu até dicas para o seu colega conquistar uma garota.  

Ele também ajuda Jules, sua chefe, a recuperar a autoconfiança enquanto líder. Ben acaba se tornando o braço direito dela e acompanha a jovem em vários momentos do dia a dia.  

O Senhor Estagiário não é uma história real, mas sim uma comédia divertida que ensina muito sobre liderança, parceria e determinação.  

3 lições do filme Um Senhor Estagiário


Nunca é tarde para aprender algo e o momento certo para fazer alguma coisa nova é agora; 

Empatia: Ben não sabia nem ligar um notebook, mas contou com a ajuda dos outros colegas de trabalho, bem mais novos do que ele; 

Conte com a ajuda dos funcionários e não tente centralizar tudo nas suas mãos. Além de ficar esgotado como Jules, você impede que eles se desenvolvam.  

5. O Menino Que Descobriu o Vento (2020) 
Dá para acreditar que um garoto de 14 anos desenvolveu um moinho para captar água de um poço utilizando só uma bicicleta velha e objetos que encontrava no lixão? 

Essa é a história contada em O menino que descobriu o vento, um relato da vida do engenheiro africano William KamKwamba, nascido em Malawi, na África. Autodidata e muito pobre, William foi um garoto muito inteligente e sedento por aprender cada vez mais.  

A vontade era tanta que ele estudava escondido na biblioteca de uma escola, já que era proibido de frequentar as aulas pelo próprio pai.  

Lendo, ele descobriu como funcionavam os sistemas de irrigação e como eles poderiam ajudar o povo de sua idade. Sua invenção foi feita justamente para contribuir com a agricultura local.  

O moinho era capaz de levar água às plantações da cidade, permitindo que houvesse safra nos períodos mais secos do ano, quando a fome e a miséria eram bem mais fortes. 

3 lições do filme O Menino Que Descobriu o Vento 


Não importa a situação, você é capaz de mudar o futuro da sua empresa;  

Persistir é importante, mas desde que se tenha um propósito maior do que simplesmente vender; 

Nunca pare de estudar e incentive os seus colaboradores a fazer o mesmo.  

6. Steve Jobs (2015) 
Steve Jobs além de cofundador da Apple, foi empresário e inventor e teve sua vida contada no filme que carrega seu nome. A obra aborda o início da trajetória de um dos maiores gênios da tecnologia, desde seus primeiros passos na Universidade de Stanford.  

Na época, Jobs não era tão focado nos estudos. Ele acreditava que somente a faculdade não era suficiente para mudar sua vida, e sentia que poderia fazer muito mais do que assistir longas aulas. 

A trama apresenta os primeiros produtos criados pela Apple, como o computador Macintosh, e também foca em alguns dos maiores sucessos da empresa, como o iMac G3, a linha de computadores mais moderna dos anos 90.  

Durante o filme, também são explorados outros temas como seus relacionamentos e até o nascimento da filha, que foi ignorada por anos.  

3 lições do filme Steve Jobs 


Supere as expectativas dos seus clientes. Qualquer empresa pode resolver um problema, mas a forma como faz isso é o que difere da concorrência; 


Seja criativo, independente do seu ramo de atuação; 


O valor dos seus serviços ou produtos deve estar acima dos atributos, funcionalidades e preço. Somente assim é possível conquistar e manter os clientes.  

7. Invictus (2009)  
Emoção, disputa racial e união através do esporte é o que você encontrará no filme Invictus.  

Baseado em fatos reais, Invictus aborda desde a saída de Nelson Mandela da prisão após 30 anos encarcerado, até a carreira dele como Presidente da África do Sul, quando Mandela decide usar o rugby como forma de unir um povo separado pelas tensões raciais.  

Às vésperas da Copa do Mundo de rugby, Nelson convoca um líder negro e um atleta branco para treinarem o time, que fez uma excelente participação no evento esportivo e transmitiu uma importante mensagem de igualdade para o país.  

3 lições do filme Invictus 


Nada é impossível: quem diria que em um país marcado pelo racismo e pela disputa racial, brancos e negros estariam do mesmo lado? 

Pense em todas as soluções para os problemas de uma empresa. Nem sempre o tradicional funciona;  

Uma boa comunicação é tudo: como empreendedor, saiba ouvir e como transmitir as suas ideias. O feito de Mandela se deve muito ao diálogo. 

8. A Teoria de Tudo (2015)  
O filme A Teoria de Tudo é baseado na história real do jovem astrofísico Stephen Hawking, que fez descobertas importantíssimas para a ciência.  

A obra não deixa de lado nem mesmo as dificuldades vividas por Hawking devido ao diagnóstico de uma doença motora degenerativa aos 21 anos.  

O cientista superou os prognósticos mais negativos, formou uma linda família com 3 filhos, viveu muito mais do que os médicos calcularam, marcou sua história como um dos gênios da física e astronomia e provou ao mundo o porquê de ele nunca ter desistido.


Publicado em: 04/05/2022 08:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp
Montreal Contabilidade

Abra sua empresa

Conte com a Montreal para agregar valor ao seu negócio. Converse com a gente!