Empreender na internet é um passo muito importante e conta com desafios. Afinal, além de ter que entender sobre gestão financeira e de vendas, é preciso ter um MEI para e-commerce.
Essa última prática é essencial para que seu negócio atue de forma legal e tenha acesso a uma uma série de vantagens que, provavelmente, você desconhece.
Quer saber mais? Então, continue nos acompanhando para saber como e por que criar o seu MEI para e-commerce.
Você está pensando em inaugurar um novo negócio? E, além disso, os seus planos incluem abrir um e-commerce ou participar de um marketplace?
Saiba que você só poderá atuar com segurança na internet se tiver o “RG” da sua empresa. Ou seja, o CNPJ, que é criado a partir do momento que sua MEI nasce. E esse é apenas um dos muitos benefícios de se ter um MEI.
Não é qualquer empresário que pode ser um microempreendedor Individual. É preciso seguir algumas regras básicas para garantir que tudo dê certo.
Antes de falar sobre quem pode ou não atuar, vamos entender como surgiu essa iniciativa. No ano de 2008, a Lei Complementar nº 128 criou o MEI para proteger trabalhadores que atuavam na informalidade e sem qualquer apoio legal ou segurança jurídica. Como assim?
Simples, caso precisasse se afastar por motivo de doença ou licença maternidade, esse trabalhador informal não receberia qualquer tipo de auxílio. De lá para cá, mais de 7 milhões de pessoas ganharam seu sonhado CNPJ para atuar de forma legal no comércio, segundo pesquisa do Sebrae.
Qualquer pessoa pode abrir uma MEI exceto:
Se você não se enquadra em nenhum dos itens citados, pode ficar feliz e preparar a documentação para abrir seu MEI.
Não há mistério no processo, assim como também não há custos. Você pode fazer o passo a passo todo sozinho. Entretanto, se não se sentir seguro, pode buscar ajuda com o SEBRAE, que também não vai cobrar nada.
Pronto para iniciar a criação do seu MEI? Primeiramente, deixe em mãos seus documentos. As informações requeridas são:
Comece acessando o Portal do Empreendedor e, em seguida, clique em Formalize-se. Siga o passo a passo até que o número do CNPJ e o Certificado de Microempreendedor Individual sejam criados.
Quais as vantagens de ter um MEI para e-commerce?
Para começar com boas notícias, saiba que sua empresa ganha isenção de tributos federais, como o PIS, Cofins, IPI, CSLL e Imposto de Renda. Outro fato positivo está na possibilidade de administrar tudo sozinho, sem ter que contratar um escritório de contabilidade.
Vamos conhecer as outras vantagens?
Você sabia que só empresas com CNPJ podem participar de um marketplace? Sim, essa é uma das exigências para tornar-se membro e iniciar as atividades.
Além do mais, é necessária a emissão de notas fiscais para cada venda realizada. Ou seja, sem MEI você fica de fora dos marketplaces.
Aliás, se você tem interesse em atuar em um marketplace e não faz ideia por onde começar, saiba que existe uma ferramenta incrível que pode te ajudar, o Olist Store.
Por meio dele você tem uma série de vantagens, como anunciar em vários marketplaces ao mesmo tempo e administrar tudo em uma única plataforma. Vale a pena conferir!
Quando você paga a taxa mensal – mais conhecida como DAS – fique sabendo que, embutido nesse valor, está o INSS. Dessa forma, você está garantindo a sua aposentadoria no futuro.
Se você, microempreendedora, ficou grávida e vai precisar parar por um tempo, saiba que você tem direito ao auxílio maternidade por até 120 dias. Tudo isso só por ter um MEI para e-commerce e pagar o DAS todo mês.
Não estamos imunes a problemas de saúde, que podem surgir a qualquer momento. Ainda bem que com o MEI você tem o direito a afastamento remunerado por problemas de saúde. Menos uma dor de cabeça enquanto você se recupera.
O que mais desejamos é que seu e-commerce prospere ao ponto de você precisar trocar o MEI por um ME. Isso é completamente possível e você pode fazer a migração por meio do Portal do Simples Nacional.
Se a sua ideia é expandir o negócio, pode ser que tenha desvantagens, sim. Por exemplo, você não pode ter sócios, como foi dito anteriormente.
Além disso, se o seu e-commerce começar a exigir demais e você precisar contratar funcionários, saiba que é possível ter apenas 1 colaborador para auxiliá-lo.
Mas não fique triste, você pode fazer a transição do MEI para o ME, como já falamos.
Um e-commerce de sucesso oferece não só um produto ao consumidor, mas sim uma experiência positiva. Portanto, veja a seguir como agradar e fidelizar o consumidor 4.0.
Esperamos que suas dúvidas sobre MEI para e-commerce tenham sido esclarecidas. Desejamos ótimas vendas!
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