Avaliação e Controle de Ativos – conheça os benefícios

Avaliação e Controle de Ativos – conheça os benefícios

O Controle Patrimonial mais que uma obrigação legal, traz também benefícios a Gestão com a manutenção do Patrimonio Empresarial, além de otimização na tomada de decisões.

• O que é o Controle Patrimonial?

O Controle Patrimonial é o processo de se administrar o Ativo Imobilizado de uma empresa, seja esse controle por meio de Software (ERP) ou mesmo planilhas eletrônicas (EXCEL). O Controle Patrimonial, também conhecido como Controle de Ativos, tem por objetivo, de forma individualizada controlar todos os bens do Ativo Imobilizado.

Ativo Imobilizado são os bens que tem por objetivo a operação de empresas, e os mesmos são tratados contabilmente em contas como:

o Edifícios e Construções
o Terrenos
o Máquinas e Equipamentos
o Móveis e Utensílios
o Veículos
o Obras em Andamento
o Bens em Poder de Terceiros
o Entre outras...

• Como estruturar o Controle do Ativo Imobilizado?

Para uma eficiente Gestão do Controle do Ativo Imobilizado, é fundamental ter claro quais são os objetivos da empresa. Controle total físico e monetário, apenas controle físico, controle físico atendendo determinação do CPC27 (bens com valores superiores a R$ 1.200,00), entre outros. É de grande importância que a empresa utilize um software de Gestão de Ativos ou um módulo em seu ERP de Gestão Patrimonial e mantenha sob Gestão toda a movimentação em seu patrimônio por meio de procedimentos.

• Qual a periodicidade de controles para a Gestão eficiente.

Uma vez definido um procedimento padrão para a gestão dos bens do Ativo Imobilizado, é muito importante uma analise para definir se o mesmo atende as particularidades da empresa, caso positivo, a cultura de Gestão Patrimonial deve ser implementada na empresa, com a divulgação de informações a área responsável, sempre que movimentações ocorram, entre elas:

o Aquisições
o Baixas
o Transferência entre centros de custos, unidades ou contas

Outro fator importante também e está sob total Gestão do Controle Patrimonial é a definição da Depreciação Fiscal e Societária mensalmente, para a tomada de decisão e também para o benefício fiscal.

• Os benefícios do Controle Patrimonial aos Demonstrativos Contábeis

Acaba sendo comum profissionais das áreas de Contabilidade e Administração de forma geral se depararem com Balanços Patrimoniais e DRE’s (Demonstrativos de Resultados do Exercício), que reportam informações do Ativo Imobilizado que não representam a realidade, ou seja, valores totalmente desatualizados, ou mesmo, números reportados que sequer estão conciliados, ou seja, não contemplam de forma correta todos os bens existentes na empresa.

Ao iniciar uma análise e identificar a situação acima, com certeza a credibilidade desse processo (análise) estará comprometida, pois o Ativo Imobilizado de forma geral tem grande representatividade monetária em empresas e requer todo um cuidado em sua Gestão.

É de grande importância manter os números do Ativo Imobilizado sob controle, com a manutenção das informações e também a realização periódica de Inventários para dar consistência aos números contábeis.

• O Seguro de empresas sem informações consistentes do patrimônio segurado

Empresas costumam anualmente renovar o Seguro Patrimonial, evitando com isso, possíveis perdas com sinistros, seja em seus estoques ou mesmo em seu patrimônio.

Os estoques de forma geral, tem uma circulação relativamente rápida, com isso, mantem seus valores atualizados, quando há um acompanhamento.

Quando falamos do Ativo Imobilizado, muitas empresas, acabam efetivando o Seguro Patrimonial, com base nos números da Contabilidade, sem que o Controle Patrimonial seja consultado. É uma grande falha da Gestão.

Os números contábeis de forma geral se não são atualizados anualmente por meio do Ajuste de Avaliação Patrimonial, não reportam a realidade e dessa forma a empresa estará efetivando um seguro menor que o patrimônio exige, ou mesmo adicionando uma “gordura” buscando evitar qualquer surpresa indesejada.

É um erro, o seguro patrimonial deve ser definido com base o analítico do Ativo Imobilizado devidamente atualizado anualmente, se não em sua totalidade, mas nos itens que compõe o 80/20, itens de maior representatividade monetária.

• A Recuperação Judicial exige o controle analítico dos bens do Ativo Imobilizado

A Recuperação Judicial é um processo indesejado por empresários, entretanto, não deixa de ser uma alternativa jurídica quando empresas passam por dificuldades tornando a empresa quase que insolvente.

Nesse momento onde os recursos financeiros tornam-se praticamente escassos, uma série de exigências serão colocadas como obrigatórias para a aceitação do processo de RJ, gestores caso não tenham o Controle Patrimonial sob gestão, irão se deparar com essa exigência.

Muitas vezes um custo em momento inoportuno, pela falta de existência e manutenção de um Controle que poderia ter sido implantado em exercícios anteriores.

O Inventário e a Avaliação dos Ativos é um dos itens exigidos em processos de Recuperação Judicial.

• Valuation – Avaliação Empresarial, requer o controle de Ativos e sua Avaliação atualizada.

Empresários que nunca vivenciaram um processo de aquisição ou venda de uma empresa, devem estar buscando informar-se, pois, acaba sendo uma tendência esse processo vir a acontecer em empresas “promissoras” ou seja, lucrativas ou não, mas com longevidade (anos de existência).

Apresentar todo um estudo de uma empresa, com projeções de Resultados, valores atualizados a Valor Presente e ter o Caixa, o Endividamento e o Ativo Imobilizado, são fatores fundamentais num processo de negociação empresarial.

• Levantamentos detalhados anualmente para Laudos de Incorporação

Empresas que vivenciam no presente ou futuramente o processo de Fusão ou Incorporação, com certeza deverão estar devidamente documentadas e atualizadas com as informações contábeis, visto que um laudo deverá ser estruturado para esse processo, óbvio que o laudo somente será apresentado diante de um processo de Due Deligence (Auditoria), e é parte integrante de todo esse processo o Inventário e Avaliação Patrimonial acompanhado também de um Laudo específico referente ao Ativo Imobilizado.


Publicado em: 29/06/2022 08:00:00
Facebook Twitter Google Plus LinkedIn Whatsapp
Montreal Contabilidade

Abra sua empresa

Conte com a Montreal para agregar valor ao seu negócio. Converse com a gente!